Campeonato Mineiro 2019

         Seja bem vindo a mais uma edição do Canastra Esporte Clube! A coluna esportiva que leva informação, história e cultura pra você e toda a família. Rumo aos 11 anos de sucesso no Centro Oeste de Minas Gerais, sendo publicado impresso atualmente em parceria com o conceituado Jornal Cotidiano. Acesse também o nosso endereço eletrônico www.canastraesporteclube.blogspot.com e acompanhe os capítulos da História da Associação Esportiva Bambuiense (AEB) e do Zíngaro Atlético Clube que são divulgados ao longo do ano e disponibilizados na página. Se você tem algum acervo histórico ou fez parte de algum time de Bambuí, entre em contato conosco e contribua com esse resgate histórico. Na edição de hoje, vamos falar de Campeonato Mineiro.

Mais um time da Zona da Mata na primeira divisão: O Campeonato Mineiro do Módulo I, atualmente, está parecendo um campeonato indígena, é Tupi, Guarani, Tupynambás, haja coração pra assistir essas partidas, amigo! A grande novidade esse ano no meio de tanto nome indígena é o Tupynambás – também conhecido como Leão do Poço Rico, clube da cidade de Juiz de Fora que está figurando entre os doze times da elite mineira, ao subir do Módulo II no ano passado, como vice-campeão. O Guarani de Divinópolis foi quem levantou a Taça de Campeão do Módulo II no ano passado e também está de volta ao módulo principal do campeonato estadual.

Representatividade do Estado: O Módulo I do Campeonato Mineiro desse ano terá um clube representante do Centro Oeste (Guarani de Divinópolis); um da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Vila Nova); dois clubes do Triângulo Mineiro-Alto Paranaíba (Atlético Patrocinense e URT); dois clubes do Sul de Minas (Boa Esporte e Caldense); três clubes da Capital (América; Atlético-MG e Cruzeiro) e três clubes da Zona da Mata (Tombense, Tupi e Tupynambás). O Campeonato terá início no dia 19 de janeiro de 2019, com a partida entre Guarani e Cruzeiro, que será disputada às 17 horas, no Estádio Farião, em Divinópolis. A primeira fase, composta por 11 rodadas encerrará no dia 20 de março de 2019, com o jogo entre Boa Esporte e Vila Nova, no Estádio Municipal de Varginha. Nessa fase, os oito primeiros colocados serão classificados para as quartas de final e os dois últimos serão rebaixados ao Módulo II de 2020.

O resgate de um clássico: Além dos clássicos tradicionais entre os times da capital e clássicos regionais, o campeonato estadual desse ano resgata um clássico municipal, em que a última partida profissional foi disputada à 48 anos. Conhecido em Juiz de Fora como “Clássico Tu-Tu”, as equipes do Tupi e Tupynambás se enfrentam no dia 23 de janeiro de 2019, às 20 horas, no Estádio Radialista Mário Helênio. Apesar do mando de campo ser da equipe estreante no Módulo I, os clubes selaram um acordo, onde a organização, as despesas e as receitas serão divididas por ambos. Quem dera que um acordo de cavalheiros do interior como esse vigorasse entre as grandes equipes, não é mesmo? O acordo foi assinado na sede da Federação Mineira de Futebol (FMF) e valerá para as temporadas de 2019 e 2020.

Árbitro de Vídeo no Campeonato Mineiro: A tecnologia chegou na terra do pão de queijo. A Federação Mineira de Futebol confirmou que o sistema de árbitro de vídeo (VAR) será utilizado nas partidas semifinais e final do nosso campeonato. A informação é de que a estruturação dos estádios para implantação do sistema é de responsabilidade dos clubes, mas o sistema será bancado pela FMF.

Segundona do Campeonato Mineiro: Considerado como segunda divisão do campeonato estadual, o Módulo II também já teve sua tabela divulgada pela FMF. A primeira rodada começa no dia 09 de fevereiro de 2019 e as equipes participantes são: América de Teófilo Otoni; Atlético Tricordiano de Três Corações; Athletic Club de São João Del Rei; CAP Uberlândia; Coimbra de Belo Horizonte; Democrata de Governador Valadares; Democrata de Sete Lagoas; Ipatinga; Nacional de Muriaé; Serranense de Nova Serrana; Uberaba e Uberlândia.


CONTATO

Entre em contato conosco pelo e-mail - josimarodrigues@yahoo.com.br